REAÇÕES DA AURICULOTERAPIA
No pavilhão auricular existem duas interpretações. A interpretação ocidental, refere a orelha com terminações nervosas que quando estimuladas provocam reação no sistema nervoso.
A interpretação oriental refere-se ao sistema de canais e colaterais (meridianos). Mas a orelha é a mesma e por isso considero a importância de dominar as duas escolas.
Isto nos oferece a possibilidade de conseguir uma maior influência sobre os processos mórbidos, favorecendo a recuperação da saúde através do uso de diferentes métodos terapêuticos.
Segue algumas das reações mais frequentes na prática clínica.
REAÇÕES POSITIVAS
- Reações do Pavilhão Auricular
- Reações em Outras Partes do Corpo
REAÇÕES NEGATIVAS OU NEUTRAS
- Reação de Retardo
- Reação Letárgica
REAÇÕES DE EFEITO CONTRÁRIO
VÍDEO EXPLICANDO TUDO!
REAÇÕES POSITIVAS – REAÇÕES DO PAVILHÃO AURICULAR
Quando realizamos a auriculoterapia, na maior parte dos casos, o paciente sente uma sensação dolorosa no pavilhão auricular, sendo menos freqüente os que referem uma sensação de intumescimento ou distensão entre outras manifestações locais. Estas sensações são consideradas como normais e estão relacionadas com o fenômeno que se denomina “De Qi” ou a chegada do Qi (energia vital).
O aparecimento de todas estas manifestações servem de grande ajuda ao terapeuta, pois reafirma a certeza do ponto escolhido, de seu correto estímulo e da chegada do Qi. Assinala-nos, além disso, que o resultado terapêutico tende a ser ótimo; se não se obtiver estas manifestações, o resultado terapêutico será duvidoso.
Quanto maior a dor maior o efeito!
Recomendo uma dor suportável por um tempo prolongado do que uma dor forte por poucos segundos. Ao estimular um ponto, pressione até que o paciente sinta dor, porém consiga suportar. Mantenha essa pressão por até 60 segundos.
Reações Positivas – Reações em Outras Partes do Corpo
Durante ou após realizar a Auriculoterapia podem aparecer diferentes sensações em regiões do corpo distais ao pavilhão auricular; em geral, estas manifestações são: sensação de calor ou de conforto, o paciente as percebe nos locais do corpo, que guardam estreita relação com o processo patológico e, portanto com o ponto auricular selecionado.
REAÇÕES NEGATIVAS OU NEUTRAS – REAÇÃO DE RETARDO
Há ocasiões em que, ainda depois de um ciclo de tratamento, os resultados não são notáveis ou não há nenhum resultado terapêutico. Isto pode obedecer a várias causas:
- Que o paciente tenha uma importante deficiência de Qi e Xue, o que reduz os recursos com que conta o terapeuta para tratar a enfermidade.
- Enfermidade severa e de um longo período de evolução.
- Que a quantidade e intensidade dos estímulos recebidos durante o tratamento sejam insuficientes.
Em alguns casos, depois de ser mantido o tratamento, o paciente começa a sentir uma melhora paulatina e em pouco tempo uma resposta terapêutica evidente; este efeito é conhecido como “efeito retardado”. É por isso, que em muitos casos, não se deve desistir, mesmo depois de realizar várias sessões de tratamento sem sucesso. É necessário continuar o tratamento durante dois ou três ciclos mais, ou aumentar o nível de estímulo do mesmo, para restabelecer a resposta terapêutica e eliminar o efeito retardo.
REAÇÕES NEGATIVAS OU NEUTRAS – REAÇÃO LETÁRGICA
Existe uma minoria de pacientes nos quais, ao realizar a exploração dos pontos, não encontramos correspondência da reação destes, com a esperada pela fisiopatologia da enfermidade, não mostrando nenhuma reação importante e sua resistência elétrica sendo muito alta, nesses casos não se nota o “De Qi”. Este tipo de ponto é denominado letárgico, dormido ou insensível.
Quando se realiza o tratamento em pacientes com tais características, os resultados terapêuticos serão muito escassos; nestes pacientes não é recomendável usar a Auriculoterapia. É um fenômeno observado muito comumente em pacientes muito debilitados.
REAÇÕES NEGATIVAS OU NEUTRAS – REAÇÕES DE EFEITO CONTRÁRIO
Há ocasiões em que ao realizar o tratamento, não só se deixa de obter resultado terapêutico, como, pelo contrário, aparece um agravamento da sintomatologia. Isto acontece, sobretudo, para tratar sintomas como a Cefaleia, taquicardia, insônia, hipertensão, etc. Estas características aparecem com mais freqüência em pacientes que se encontram muito tensos, naqueles onde usamos grande quantidade de pontos, quando o estímulo é muito forte ou as manipulações não são corretas. Em algumas ocasiões, este efeito contrário se mantém e, então, o terapeuta pode optar por duas estratégias: prosseguir o tratamento e observar as reações ou deter o tratamento e modificá-lo por outro método terapêutico.
OUTRAS REAÇÕES
Durante a prática da Auriculoterapia, também, podem-se apresentar outros fenômenos anormais, que ainda que menos freqüentes não podem deixar de ser mencionados.
Entre estes podemos mencionar: as dores no pavilhão auricular depois da colocação das sementes, Cefaleias, sensação de incomodo ao abrir e fechar a boca, sensação de frialdade nos membros inferiores, intumescimento na metade do corpo, etc. Todos estes sintomas não são muito freqüentes, porém recomenda-se a imediata retirada das agulhas ou sementes.