Auriculoterapia Online

Instrumentação

INSTRUMENTAÇÃO

A auriculoterapia utiliza alguns instrumentos que facilitam o trabalho do terapeuta. Porém o objetivo é colocar a agulha auricular ou a semente ou o magneto ou o cristal ou a esfera no ponto certo e fazer ela ficar lá por, no mínimo, 3 dias. Portanto o que não pode faltar para o terapeuta é o estímulo (agulha, sementes etc) e um esparadrapo. A seguir mostro os instrumentos mais utilizados na auriculoterapia.

OS ESTIMULADORES

Agulhas auriculares: são agulhas em aço inoxidável que também são conhecidas como “rabo de porco” pelo formato semelhante. Elas têm tamanhos e espessuras diferentes.

Quanto maior e mais grossa a agulha, maior o estímulo e melhor o resultado. Isto ocorre em aproximadamente, 60% dos casos. Utilizar agulhas muito grande e grossa pode provocar uma dor tão intensa que, não raro, o paciente sinta náuseas, Cefaleia ou tenha a piora dos sintomas, obrigando o terapeuta a interromper o tratamento com auriculoterapia.

Dica: utilize agulhas grandes somente no lóbulo.

Agulhas filiforme: correspondem as agulhas tradicionais. Existem em diversos tamanhos. A mais utilizada é a facial (8 x 0,18mm). Ela não é muito grossa, fácil de ser manipulada e não necessita muita profundidade para permanecer na orelha. Além disso, também existe um aparelho que facilita sua punturação. Agulhas para ciatalgia e cicatriz psíquica: igual ou maior que 40mm e espessura entre 0,20 e 0,30mm. Sementes e esferas: esses materiais devem respeitar uma característica fundamental que é a de ser redonda (ou o mais próximo disso), dura e o mais liso possível. Tendo essas características o próximo passo é escolher o material mais econômico.

No mercado existem dois tipos de sementes para auriculoterapia; a de mostarda e a vacaria segetalis, que são chamadas popularmente de semente escura e semente clara. Prefiro as sementes claras pois esteticamente é mais discreta.

Magnetos e cristais: também são utilizados nos pontos auriculares. Os magnetos têm um sentido correto de aplicação.

Esparadrapo: usa-se qualquer esparadrapo para fixar a agulha ou semente na orelha. Os mais comuns são os do tipo cremer e micropore.

Recomendo o uso do esparadrapo tipo micropore, pois sua cola dura aproximadamente 7 dias e permite que a orelha seque mais facilmente após o banho ou piscina. O esparadrapo tipo cremer é impermeável, porém ele quase sempre solta as beiradas e lá acumula água. Isso aumenta o risco de infecção (quando o estímulo é a agulha auricular). Dica: para potencializar a cola do esparadrapo, umedeça-o com a tintura de benjoim.

Pinça: a pinça facilita a colocação do esparadrapo.

Recomendo a pinça com a ponta bem fina. Utilizo a ponta fina e reta, porém existe a curva que não altera no resultado da terapia. Utilize a que lhe trouxer mais conforto. Quanto menor a pinça, mais fácil fica o trabalho. Pinça muito grande torna a colocação do esparadrapo imprecisa. Dica: a colocação das sementes é facilitado quando se coloca a ponta da pinça o mais próximo possível da semente.

Placa: a placa de acrílico é um instrumento que facilita muito o terapeuta. Ela é utilizada para colocar as sementes e o esparadrapo e cortar em quadrados perfeitos e iguais. Também utiliza a placa para cortar o esparadrapo sem a semente e colocar para fixar a agulha auricular.

Apalpador Auricular: ele é um instrumento simples, que tem como característica principal a calibragem de 250g/mm2 de pressão e age estimulando a orelha em busca do ponto doloroso.

A calibragem do apalpador não é o mais importante, pois os pacientes têm sua própria calibragem. Utilizo o ponto zero (ouvido central) para regular a pressão mais adequada para o paciente.

Localizador Elétrico: Sua característica é a detecção de locais com baixa resistência elétrica.

Aplicador Auricular com Imã: este instrumento possui uma haste com um imã em sua extremidade que facilita o manuseio da agulha auricular. Sua grande vantagem em relação à pinça (que também serve para a aplicação da agulha) é que ao punturar, ela não pressiona o ponto por não ser pontiaguda.

NÃO COMPRE MATERIAL DE AURICULOTERAPIA ANTES DESSE VÍDEO